sexta-feira, novembro 3

Lula na RTP

irritei-me com o modo com que foi tratado o Presidente Lula, no "contra-informação", como se de um bêbado tonto se tratasse...

Vai daí, escrevi ao provedor da RTP. Eis o teor do texto:



Sr. Provedor da RTP

Ontem fiquei chocado com a falta de respeito com que foi tratado o Presidente da Republica Federal do Brasil, Lula da Silva, acintosamente retratado como alcoólico, num programa denominado "contra-informação".

Será que o Presidente votado pelo maior número de eleitores que falam a língua portuguesa, não deveria ser objecto de mais consideração, mesmo tratando-se de um programa humorístico?

Será que sob a capa do humor, não existem limites, desde o insulto indecoroso até à infâmia?

Será que os autores daquele episódio, sinceramente acham que num país livre, existem 58 milhões de imbecis que escolhem para presidente um alcoólico?

Eu não quero a tenebrosa censura do passado, Sr. Provedor. Quero apenas que a TV, sendo como é, um meio tão importante na veiculação da opinião e imagem pública, seja responsável e respeitadora da liberdade de expressão, o que não me parece ter sido, ao emitir tal episódio.

Entendo também o stress do humorista (neste triste país a atravessar uma fase critica de identidade), mas acho que deveriam reflectir melhor sobre o que escrevem e dizem, especialmente numa estação de TV paga com dinheiro público, e como tal, sujeita ao mínimo de rigor e respeito pelas relações inter-culturais, especialmente no tocante aos nossos irmãos da língua portuguesa.

Os meus melhores cumprimentos, JP


Lula da Silva foi o 3º presidente mais votado na história da humanidade com 57,8 milhões de eleitores, ficando apenas atrás do actual presidente indonésio, Susilo Yudhoyono (69,3) e de George W.Bush em 2004 (58,4), e superado a votação do candidato democrata derrotado em 2004, John Kerry (54,8) e do ex-presidente americano Ronald Reagan em 1984 (54,4 ).

12 Comments:

Blogger José Alves said...

Não vi o programa em causa, mas suponho que seja um programa de humor, onde a ironia e mesmo a sátira tem lugar.
Penso é que está(?) mal habituado. Aconcelho-o a ver o "Dayly Show" de 3ª a 6ª, 20h30, SIC Radical, para ver e ouvir o que se pode dizer de um presidente americano mais a norte do Brasil.

Desculpe lá ò caro colega, mas o seu post têm rabo de palha...

4/11/06 19:02  
Anonymous Anónimo said...

Ora viva caro colega !

Estou de acordo com a observaçao que faz "estação de TV paga com dinheiro público".

Mas a soluçao passa também por nao ter televisao, ou pelo menos nao ver de uma forma passiva... nao digo que seja o caso ...

;-)

Caipi, jinete de Mademoiselle Amsterdam e estrela do mar.

5/11/06 01:41  
Anonymous Anónimo said...

até que enfim, que causo polémica que gera comentários!...
eu só não concordo com o rótulo de bêbado que é falso e despropositado.
o único estadista dos meus tempos, alcoólico sobejamente comprovado,foi Boris Ieltsin.
de resto, brinquem à vontade... que eu também o faço, sem nenhum dever de ser politicamente correcto

5/11/06 15:58  
Anonymous Anónimo said...

JP:
Nesta não te dou razão!
O contra-informação é provavelmente o programa que mais me orgulha. Aprende-se mais lá do que em todos os telejornais do dia.
O humor é corrosivo e não poupa ninguém, por isso é livre. Qualquer caricatura peca pelo exagero...mas faz parte`´E o humor que nos salva.
josé quintão

7/11/06 16:51  
Anonymous Anónimo said...

Esqueci:
Parbéns Brasil, que não elegeste a Opus Dei
j quintão

7/11/06 16:52  
Anonymous Anónimo said...

Ó José Quintao.
Estou de acordo contigo com que a caricatura exagera, e o contrainformaçao informa mais do que muitos jornais do mundo, ... mas a caricatura também indica , poe em evidencia, e está socialmente aceite de certa forma como verdade. Por isso e tratando-se da figura que o Presidente do Brasil representa, acho que merece mais respeito.
O Humor ,também estou de acordo, como toda a criaçao artistica deve ser feito em liberdade, mas também recordo filmes onde nao havendo essa tal libedade e que se faziam criticas muito corrosivas ... Mas a liberdade nao significa que "vale tudo". Antes de tudo estao valores que nos regem, que estao aceites e reconhecidos como por exemplo o respeito, e que trtando-se de uma televisao publica, acho que deveria marcar a pauta.

........

Ja agora ao lado do boneco da contrainformaçao do Boris Ieltsin com um vodka estaria bem o Bush com um wisque

um abraço

Caipi, jinete de Mademoiselle Amsterdam e estrela do mar.

7/11/06 19:57  
Anonymous Anónimo said...

O Bush deixou de beber há mais de uma década... passou a ler a Biblia, foi a técnica usada para deixar a dependencia! (isto segundo rezam as crónicas...)

8/11/06 01:21  
Anonymous Anónimo said...

Volta a beber, Bush!
Larga a bíblia!
O mundo agradece
jquintão

9/11/06 15:58  
Anonymous Anónimo said...

Então JP?
faltou o pedal?
boa páscoa
josé quintão

13/12/06 10:14  
Anonymous Anónimo said...

Um óptimo 007 - Ordem para Viver
abraços para todos
jquintão

27/12/06 15:52  
Blogger Dan P Ferro said...

VALEU PAIS DA NAZAUM BRASILEIRA SOU VOSSO DESCENDENTE (DANIEL PACHECO FERRO, MANAUARA-AM, DANIELFERO.AM@HOTMAIL.COM, PROFETADADANCA@SAPO.PT) COM ORGULHO SOIS INTELIGENTISSIMOS NADA D E BURROS COMO HA PIADAS FALSAS E MALDOSAS A VOSO RESPEITO SOIS NAZAUN DE NOBRE S EXCELENTES E DE PRINCIPES DE JESUS CRISTO, AMEM, AMEM?

4/5/08 00:13  
Blogger Dan P Ferro said...

MUITO VALEU KERIDO JORNALISTA JESUS VUU AMA NAUN SABEIS COMO VOS SOIS A RAZAUN DO AMAZONAS SER BRASILEIRO, OBRIGADO, DANIEL FERRO, FUTURO JORNALISTA E MINISTRO D E YESHUA HAMASHIA (JESUS CRISTO) DE MANAUS, TERRA QUE MANA LEITE E MEL...

4/5/08 00:18  

Enviar um comentário

<< Home